terça-feira, 18 de junho de 2013

Arte na escola

Os alunos dos anos finais da Escola Amândio Araújo juntamente com a professora de Artes Silvana Zatti realizaram nas últimas semanas releituras de obras de Di Cavalcanti, dentre as obras que foram estudadas se destacam: O Flautista, Paisagem do Subúrbio e Família  na Praia. Sendo que foi estudada a vida do artista, a sua contribuição para o meio cultural e as suas obras.
Quem foi Di Cavalcanti?
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu em 6 de setembro de 1897, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 17 anos, fazia ilustrações para a Revista Fon-Fon; em 1917 mudou-se para São Paulo, para estudar Direito.
Em 1922, criou o catálogo para a Semana de Arte Moderna. Em 1923, viajou para a Europa e expôs em Londres, Berlim, Bruxelas, Amsterdã e Paris. Na França conheceu Picasso, Léger, Matisse, Eric Satie e Jean Cocteau. Em 1926, já no Brasil, ingressou para o partido comunista.
Foi preso em 1932, e durante o Estado Novo refugiava-se da perseguição getulista. Em Paris, no ano de 1938, entre as idas e vindas, trabalhou na rádio Diffusion Française.
Depois da Segunda-Guerra, ilustrou livros de Vinícius de MoraisÁlvares de Azevedo e Jorge Amado. Na primeira Bienal de São Paulo, em 1951, doou mais de 500 desenhos para o MAM de São Paulo. Em 1956, participou da Bienal de Veneza, Itália; e recebeu o prêmio de Trieste.
Na década de 60, recebeu Medalha de Ouro na Bienal do México; em Paris, participou da “Exposição de Maio”. Durante o golpe de 64, volta a viver na França. Em 1971, recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Faleceu em 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro.

 Algumas das releituras realizadas pelos alunos: 









Nenhum comentário:

Postar um comentário